Colégio Objetivo Juazeiro realiza III Robots – Competição de Robôs
Durante todo o ano escolar, o Objetivo Juazeiro busca a prática de atividades dentro da disciplina de Robótica como uma forma de auxiliar o aluno na criação e desenvolvimento de robôs, com o objetivo de despertar na criança e no adolescente o interesse pela área e pelo conhecimento. Além disso, a escola incentiva o trabalho em equipe, o uso do raciocínio lógico e outros valores que vão influenciar em seu progresso pessoal e profissional.
Assim, no dia 03 de junho, o Colégio realizou o III ROBOTS – Competição de Robôs, na quadra da Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN. A competição, destinada aos alunos regularmente matriculados no ano de 2017, nas suas devidas instituições públicas e privadas na região do Cariri, contou com a presença de cerca de 10 escolas da região, que formaram um total de 31 equipes. Até às cinco da tarde foram corridas e desafios de robôs, instigando a participação dos estudantes do Ensino Fundamental II, Médio, Técnico e Superior, além de incentivar a produção técnica e científica e aplicar os conhecimentos de eletrônica, programação e automação.
Segundo o professor de Robótica, Alexsandro Ferreira, o objetivo é Robots é difundir a robótica na região do Cariri, já que esta é uma área que se encontra em expansão. “Ainda é possível pegar alguns conhecimentos na prática que são aprendidos apenas na teoria, como Matemática, Física. É importante motivar os alunos a participar de competições saudáveis que servem de preparação para Olimpíadas, por exemplo.”
Dividido em cinco modalidades de competições, o propósito do evento é integrar os alunos, incentivar a produção técnica e científica e aplicar os conhecimentos de eletrônica, programação e automação.
“Robô Seguidor de Linha”, onde os carrinhos seguidores de linha são robôs que, a partir de uma linha traçada no chão, percorrem o caminho da mesma, não sendo necessários nenhuma interação humana ou qualquer tipo de controle que além do próprio sistema do carro.
“Robô Perseguição”, os robôs precisam percorrer o caminho da pista o mais rápido possível. Dessa forma, o vencedor é aquele que chegar ao fim primeiro.
“Robô Labirinto”, o objetivo é fazer com que o robô percorra o caminho da pista o mais rápido possível, sem colidir com as paredes.
“Robô Sumô”, robôs que, a partir de um controle sem fio, tentarão empurrar o seu oponente para fora de uma arena redonda.
“Futebol de Robôs”, em que robôs irão simular jogadores de futebol, onde no campo terá 4 (quatro) robôs que serão controlados por seus criadores a partir de dispositivos sem fios.