XII MOBFOG contagia alunos e familiares no lançamento de foguetes

Incentivar os alunos a realizarem novas atividades sempre foi uma das metas do Colégio Objetivo Juazeiro. Principalmente, ações que os tirem da zona de conforto da sala de aula. Dessa forma, os estudantes participaram da XII Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG 2018 nos últimos dias 9, 10 e 12 de maio.

A competição aconteceu em dois lugares: o Ensino Fundamental I realizou os lançamentos na quadra da Faculdade de Juazeiro do Norte, pois as distâncias alcançadas eram menores; já o Ensino Fundamental II e Médio lançaram seus foguetes no Estádio Romeirão, chegando a alcançar uma distância de 135 metros.

O momento do lançamento, ou seja, a preparação para fazer o foguete voar, segundo os próprios alunos, é incrível. Envolve força, concentração, atenção e principalmente o companheirismo da equipe. Os estudantes Igor Hieráclito, Alysson Felipe e Pedro Esdras, do 7º ano, que já participaram da Mostra em anos anteriores, fizeram o foguete Canarinho e afirmam que o que mais importa para fazer o foguete voar é a engenhosidade da peça. E, para eles, o mais importante é participar: “O importante não é competir com os outros e ganhar, mas sim o divertimento de participar e construir o foguete. O momento do lançamento é incrível, é show! A gente vai bombeando ali até dá a hora de lançar o foguete e ver ele subir”.

Segundo os pais, o evento contagia toda a família. Ciro Oliveira Maciel, pai de Luis Roberto de França Milfont, aluno do 6º ano C, conta que é a segunda vez que o filho participa e que este ano pôde estar mais presente. “A experiência é muito bacana porque você constrói o foguete e fica com aquela ansiedade de o ver sendo lançado. Em casa a gente não tem muito espaço como aqui no campo, que nos permite encher mais o balão e ver o foguete voando mais alto”, afirma.

Silvana Morais de Souza, mãe da aluna do 9º ano B, Bárbara Milene Morais de Souza, diz que a preparação para a MOBFOG é contagiante e no fim, toda a família é vitoriosa por ver os filhos participarem. “É maravilhoso. Nós somos uma família. O colégio, o aluno e nós, pais, unidos, chegamos ao nosso objetivo”, confirma.