Aluno do Objetivo Juazeiro do Norte cria projeto sustentável que beneficia agricultores
João Matheus Balduíno, de 19 anos, é um jovem cientista, aluno concluinte do Colégio Objetivo Juazeiro do Norte (CE). Sua paixão pela ciência e pesquisa o fez ir a fundo em um projeto sustentável de biopesticida que combate formigas cortadeiras em plantações, feito com restos de pequi, fruto típico do cerrado.
O Projeto Biopequi, elaborado pelo estudante com orientação da professora Lilian Duarte, beneficiará produtores da região do Cariri. A ideia é produzir a substância em massa e distribuí-la gratuitamente. “Quero ajudar os pequenos agricultores. A agricultura é a fonte de renda dessas famílias e as formigas cortadeiras podem fazer grandes estragos nas hortas. O produto é fabricado com a casca do pequi, uma matéria-prima de baixo custo e fácil produção”, explica Matheus.
Ele conta que, em 2019, iniciou as pesquisas sobre o fruto e suas propriedades e, no laboratório do colégio, começou a colocar em prática os experimentos. “Fizemos também entrevistas com profissionais da área ambiental para saber os danos que os pesticidas poderiam causar ao solo, às plantas e ao meio ambiente”, conta.
O sonho de João Matheus sempre foi ampliar fronteiras e beneficiar agricultores de todo o país. Com o objetivo de arrecadar fundos e investir no produto, João Matheus e a professora Lilian foram um dos destaques do The Wall, quadro do Caldeirão do Huck, na Rede Globo. O programa busca pessoas com projetos capazes de mudar a realidade local e, em um jogo de perguntas e respostas, distribui prêmios em dinheiro. Assista à participação do aluno acessando globo.com.
“Vejo o The Wall como uma forma de fazer meu projeto crescer e alcançar outras famílias e outras regiões. Não se restringir ao Ceará.”
Saiba como apoiar o Projeto Biopequi:
Acesse o Instagram e conheça todo o projeto: @biopequi. Para dar continuidade ao Biopequi e aumentar a produção, Matheus criou um site de crowdfunding (financiamento coletivo) para arrecadação de verbas on-line e está recebendo doações.
Matéria produzida pela Assessoria de Imprensa da Rede Objetivo.